Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Maryland School of Medicine, em Baltimore é muito inovador em termos do papel do riso na saúde.
Na verdade mostra que rir pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca de forma semelhante ao exercício.
Os pesquisadores examinaram a relação entre a capacidade dos vasos sanguíneos “para expandir (vasodilatação) e risos. Se a vasodilatação é pobre, pode aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. O estudo envolveu 20 adultos que assistiram a partes de um filme violento e a partes de um filme divertido, onde foi testada a sua vasodilatação.
Eles descobriram que:
- O fluxo de sangue foi significativamente reduzido em 14 dos 20 voluntários que viram o filme violento.
- O fluxo de sangue aumentou significativamente em 19 dos 20 voluntários depois de assistirem ao filme engraçado.
Os Pesquisadores da Universidade de Maryland acreditam que rir faz com que seu corpo liberte produtos químicos benéficos chamados de endorfinas, analgésicos naturais que contribuem para a sensação de bem-estar e podem neutralizar os efeitos das hormonas do stress e fazer com que os vasos sanguíneos se dilatem.
Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que o riso pode aumentar os níveis de endorfinas, ajudar a melhorar o sistema imunológico e a reduzir a inflamação no corpo.
Pesquisadores japoneses descobriram que o riso pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2, ao verificarem uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição, em que os diabéticos assistiram a uma comédia.
Como podemos constatar, a ciência médica tem vindo a comprovar a sabedoria popular que diz que: “Rir, é o melhor remédio”.
Assim, apresentamos a “Yoga do Riso” que é uma técnica que promove o riso em grupo, tornando a sessão de riso muito mais divertida, para além de estabelecer uma grande cumplicidade entre os elementos do grupo.
Esta técnica de transformação de atitude/emoções baseia-se em brincar com situações do dia a dia e que causam stresse e mal estar, utilizando o Riso como ferramenta.
A Yoga do Riso é a relação entre exercícios de respirações profundas (Pranayama) e exercícios de riso onde se trabalha a interação entre pessoas, o contacto visual e o riso sem motivo.
Este processo é muito divertido e está dividido em várias fases, onde se inclui uma meditação ativa e exercícios de relaxamento que trazem inúmeros benefícios ao nosso organismo.
Benefícios da prática regular de yoga do riso
Praticar yoga do riso coloca-nos no presente, é como praticar uma meditação ativa já que quando estamos a rir não pensamos (não podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo). Dá-nos a habilidade de viver o agora e assim experimentar a sensação de felicidade.
As pessoas que riem preocupam-se menos do que as que não riem, pelo que acabam por ser mais divertidas. O riso faz-nos ver as coisas mais toleráveis. Uma fórmula para ver a vida de uma maneira mais divertida, mantendo-nos mais saudáveis.
Não se trata de estar todo o dia a rir, trata-se de nos divertirmos mais com o riso do que sem ele. O riso ajuda-nos a encarar melhor as coisas como as mudanças na vida, os conflitos e os problemas, já que nos dá uma melhor perspetiva do que está a acontecer.
Através do riso sentimo-nos melhor porque este dilui as três emoções mais dolorosas que são o medo, a raiva e o tédio. O yoga do riso leva-nos a estar e a sentirmo-nos alegres. A alegria nasce dentro de nós, com a alegria estamos no momento presente a desfrutar plenamente do que está a acontecer
Outros benefícios:
Melhora a circulação, ficamos rosados e com um aspeto mais jovem;
Aumenta a autoestima;
O principal objetivo é cultivar o riso interior, utilizando as mesmas técnicas que aprendemos durante a realização de uma sessão de yoga do riso, tais como as respirações profundas e os exercícios de riso. Assim, é muito importante aprender a rir diariamente de maneira que o riso faça parte das nossas atividades quotidianas
Sem comentários:
Enviar um comentário