domingo, 21 de maio de 2017

A VITÓRIA DA SIMPLICIDADE


Gosto de fazer conexões entre as coisas, alguns poderão achá-las exageradas e fantasiosas, mas penso que existe uma conexão e um significado mais profundo em tudo aquilo que aparenta ser um mero acaso.
No fim-de-semana passado tivemos muitos acontecimentos extraordinários, aparentemente sem qualquer ligação entre si. No entanto, fazendo uma análise pode-se descobrir alguns paralelos entre eles e aprofundar o seu significado.

No passado 13 de maio, celebrou-se o centenário de Fátima e a visita do Papa Francisco a Portugal. Há quem acredite e quem não acredite nas aparições e tudo é uma questão de fé. Três crianças sob ameaças de membros da família, da igreja e do governo mantiveram a sua versão inicial e só isto dá que pensar em como é que crianças tão pequenas não cederam perante a pressão da autoridade quando até os próprios adultos cederiam na mesma situação? 

Crenças à parte, acho que a mensagem de paz é que deve ficar independentemente se as aparições ocorreram ou não. Naquela altura o próprio padre da paróquia da aldeia, não acreditou e tentou ameaçar as crianças de todas as maneiras, sugerindo que o que elas tinham visto era o diabo e que elas iriam para o inferno se não dissessem a verdade. Na sua mente a história não fazia qualquer sentido e, portanto, só podia ser uma mentira. Afinal porque é que Deus iria escolher três crianças analfabetas e simples para enviar a sua mensagem?  Porque é que Deus não falou com pessoas importantes dentro igreja?

Parece que Deus prefere dar as suas mensagens aos simples  e aos humildes e quem poderia ser mais simples do que três crianças de um meio rural?
Tal como jesus disse: “Graças te dou, ó Pai, Senhor dos céus e da terra, pois escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

No mesmo dia em que se celebrou o centenário e também a canonização de dois irmãos Francisco e Jacinta que devido a sua simplicidade foram dignos de receber uma mensagem divina que tocou o coração de milhares de pessoas em todo o mundo, também se celebrou a vitória de dois irmãos que compuseram e interpretaram uma canção muito singela, mas que também tocou os corações do mundo inteiro. Uma canção tão calma que foi interpretada por um rapaz com uma aparência tão modesta sem qualquer aparato e num pequeno palco no centro da arena.

Contra todas as apostas, uma vez que é difícil imaginar como é que uma canção tão pouco festivaleira e que aparentemente quebrava todas as regras de uma canção vencedora da Eurovisão, consegue não só ganhar, mas encantar o mundo com a sua simplicidade, beleza e emotividade.

Assim, parece que a vitoria vai para a simplicidade e a humildade .   

Sem comentários:

Enviar um comentário