sexta-feira, 5 de abril de 2013

Risoterapia caseira

8 estratégias para encarar a vida com humor


O riso aumenta a auto-estima, afugenta a depressão, alivia as insónias e as doenças psicossomáticas. Tome nota destas 8 estratégias para encarar a vida com humor:

Não leve tudo tão a sério.
Não se trata de se acomodar nem de ser passiva, apenas de se rir um pouco da tragicomédia que é a vida. O nervosismo e a ansiedade não a levam a lado nenhum.

Veja as coisas de outra perspetiva.
A adversidade pode ser analisada de vários pontos de vista. Tente descobrir o lado positivo dos acontecimentos, e vai ver que não tardará em esboçar um sorriso.

Fim às inibições!
Elimine as máscaras que a impedem de ser natural e de fazer o que lhe apetece. Baixe a guarda para se mostrar tal como é e, com uma gargalhada, ponha fim às barreiras sociais.

Ria-se das suas limitações.
É a atitude mais saudável para evoluir. Assim, não só será capaz de se conhecer melhor como se vai tornar uma pessoa mais tolerante e condescendente com os outros.

Provoque o riso.
Experimente o jogo do sério, mentalizando-se de que não se pode rir. Se se esforçar muito, vai acabar por ver o ridículo da situação e a gargalhada vai fluir facilmente.

Use um diário.
Tome nota dos momentos mais alegres que a fizeram rir: uma frase que ouviu, uma má piada do seu chefe, um episódio com o seu filho ou neto... Releia-os e recupere sensações prazenteiras.

Lembre-se de coisas positivas.
Quando lhe acontecer alguma coisa desagradável, para a contrariar, pense imediatamente numa situação positiva, de forma a que a última imagem seja sempre de felicidade.

Dê música à sua vida.
Um truque para aliviar a ansiedade que às vezes a invade é inventar uma canção com as suas ideias e sensações e transformá-la numa música alegre.

fonte: saude.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário